Postagens

Mostrando postagens de 2006

Voando...

Imagem
Um na mão por dois voando. Dois na mão por um voando. E como voa alto esse desgraçado. A gente é assim, tendo pouco ou muito a satisfação plena é algo difícil. Sempre queremos mais, melhor, ou simplesmente diferente. Às vezes trocamos o certo pelo duvidoso, trocamos a estabilidade real pela possibilidade de realizar algo que fantasiamos. Em algumas situações isso dá certo. Em outras não. Acho que o que importa é aprender com cada uma das ocasiões em que isso acontece, com otimismo, com esperança... e olhando pra cima pra descobrir o próximo alvo! *Campo de soja em Roda Velha/BA - Janeiro de 2005
Imagem
Paraty. Paratií. Para tí. Para te ver. Para te ver em Paraty. Centro histórico de Paraty/RJ - Dezembro de 2005 É... tô precisando de férias!!!

Respeitável Público

Imagem
Terça-feira à noite, trabalho o dia todo, depois de dirigir mais de 500 Km pra fotografar, chego à São Paulo preferindo a morte que fazer mais uma foto. Mas bate aquela dor na consciência, "pô, fiquei fora o dia todo", "vou ligar, pelo menos pra perguntar se tem alguma coisa"... e não é que tinha? Evento de não-sei-o-quê, não-sei-direito-onde, não-sei-com-quem... ótimo, pauta padrão. E lá vamos nós, eu, Chapolim e Rutinha (pra quem não sabe: Chapolim é meu carro e Rutinha minha câmera), todos cansados, fotografar o tal evento. Por incrível que pareça, foi legal. Uma dupla de palhaços fez uma apresentação sobre a função do Sebrae, que estará prestando atendimento na estação da Lapa (de trens). No final, eles apresentaram um vídeo, sobre o circo que eles montaram com recursos próprios. E o vídeo é nada mais, nada menos que a apresentação de um sonho... Eu saí de lá com um monte de fotos, com dores de tanto rir e com uma idéia na cabeça: O sonho de alguém serve pra al...

Auto Retrato

Imagem
É! o que se faz entre uma foto e outra? Outra foto. E se o assunto não ajuda, dá-se um jeito. Susan Sontag dizía que fotografar era atribuir importância, deve ser por isso que eu faço tanto auto-retrato ultimamente. Tô viciado em espelho... e não tem nada a ver com narcisismo ou vaidade. Deve ser uma maneira de olhar pra sí mesmo... então vai lá... São Paulo/SP - Novembro de 2005

...

Imagem
"Felicidade é entender que andamos todos pela rua, numa segunda-feira qualquer, machucados, feridos, torturados. Que somos bichos cheios de traumas. Que cada um de nós possui um segredo mais dolorido que o outro. Mas que não existe vida sem dor. Pelo menos não o tipo que valha a pena ser vivida. Felicidade é olhar no espelho e ver nosso rosto envelhecer. Com todas as marcas que nele cabem. E entender que envelhecer é a unica opção agradável. Porque a outra, convenhamos, me parece bem pior. E, já que a viagem é curta, é preciso arriscar. Sempre. E saber que não existe um manual que nos ensine a ser feliz. Mas que sofrendo, amando e arriscando, estamos construindo nossa cartilha de crenças. Uma cartilha que é indivídual. E que, mais cedo do que tarde, ela nos libertará. Porque somos, na essência, sozinhos e livres." Academia Brasileira de Circo - São Paulo/SP - Agosto de 2006 Esse texto a Joice pegou da TPM (é, eu sei, revista de mulher) e me passou hoje, talvéz por causa da mi...

Que b* de título

Imagem
05 de outubro É, que b* de título. Tudo que eu tenho feito ultimamente é produzir imagens, seja uma reunião de cururu, seja um anúncio de pet shop, seja um still bobo pra aula. É o que eu quería, é. Tô contente, não. Imagens que importam. Importam sim, mas será que tudo que importa na vida é o que a gente quer, o que a gente sabe, o que a gente gosta...? acho que não. Era pra ficar sem foto esse post, mas pra explicar a minha raiva (é, tô com raiva) vai uma que eu fíz esses dias... uma "entrevista" com uma moradora de rua, com quatro filhos, que quando perguntada sobre o que pediría se tivesse a quem pedir responde: "Trabalho, um trabalho mais digno que esse, né..." Uma imagem de alguém que não tem o que quer, nem o que precisa. De alguém que não tem nada e eu ainda tiro alguma coisa, mesmo que só uma foto, sem dar nada em troca além de um sorriso condescendente e um até logo e boa sorte... Frio, mais preocupado com a capa da semana que com as...

A vida é isso

Imagem
05 de outubro É isso mesmo... Seja o mau-humor, seja o cansaço, seja o desânimo, hoje não tô bom... Tô com a impressão de que a vida é uma maçã. Bonita, saborosa e com uma lâmina afiada dentro. E não tem explicação não... entendam como quiserem. Estúdio da EPA - São Paulo/SP - Outubro de 2006

Troco foto por pizza!

Imagem
02 de julho Ontem tava fotografando umas pizzas pra uma matéria e fiquei pensando... Que fase hein... sábado à noite, dia de jogo do Brasil... (que perdeu, né, mas tudo bem, acontece...) e eu aquí fotografando pizza... O bom é que no final da noite eu cheguei em casa, não com uma, mas com duas pizzas, free!!!... Mas o post não é sobre isso, eu tava na pizzaria ontem, esperando o pizzaiolo preparar a bendita e me vinham umas idéias na cabeça... humor negro como de costume... Aí saíu uma piadinha jornalística... A dona do restaurante chega para o garçom e díz: - Olha, hoje vem aquí um pessoal pra fazer uma matéria. Por favor, atende bem, trata eles direitinho, tá... - Tá certo dona. Eles são da imprensa, devem ser importantes, né... - Não, eles são da imprensa, devem ganhar pouco e vão chegar com fome... hahahahaha... é, nem teve graça, eu sei... mas rir de sí mesmo é um dom... Uma das imagens que renderam ontem:

De três!

Imagem
25 de maio Esse mês aconteceu um negócio legal, fíz as três capas dos guias que são publicados pela editora em que tô freelando no momento... Ainda não é a National Geographic, mas é um degrau. Ao todo são mais de 30 mil exemplares circulando por aí com uma fotografia feita por mim na capa. E o melhor, com três fotos que eu gostei de fazer, gostei do resultado, tive liberdade pra dar palpite, enfim, "minhas", mais do que simplesmente apertar o disparador sobre a idéia de alguém... É isso. E modéstia à parte, parabéns para mim!

O Escort tá doente...

Imagem
16 de maio Bem, ou melhor, mal. Meu amigo, companheiro, parceiro de aventura e adolescente rebelde tá passando por uma fase ruim... Não sei se é a puberdade, se é estafa mental, estresse ou lesão por esforço repetitivo, mas o meu Escort tá passando por um delicado procedimento cirúrgico. Tá lá no mecânico tadinho, e ainda nem sei o quanto vai custar a cura pros males que o afligem... Bobina de ignição, jogo de mangueiras do radiador, ajustes aquí, alí, mão de obra... não quero nem ver a facada... (se eu ainda tivesse ganhado na Mega-Sena, né... hahahahahahaha) Mas ele é valente, vai passar, e funcionar direitinho por mais uns 15 anos, como sempre fez, só pedindo uns sapatos novos de vez em quando, tomando banho a cada 10 ou 15 dias, e me fazendo companhia, por que andar de ônibus não tem sido muito aconselhável nos últimos dias..

Eu na foto da foto

Imagem
06 de abril Esse sou eu fotografando. Por isso as crianças não posam muito pra mim, tudo que vêem é a lente e o cabelo, parece um cíclope fotográfico, meio monstro da lente. Essa foi a Joice que fez durante a aula, eu tava fotografando ela e acabei fotografado, tipo fogo cruzado... A versão PB é parte minha, sempre acabo fazendo isso com as fotos, deve ser síndrome de monocromia crônica...

Versão 2.7 Turbo

Imagem
04 de abril Na infância a gente mede o tempo em períodos de tempo meio indefinidos, hora de comer, hora de brincar, hora de dormir... Depois a gente entra na escola e começa a medir mais ou menos em dias, dias que tem aula, dias que tem missa, dias que tem festa... Aí a gente aprende a usar o calendário e começa a medir em meses, falta um mês pro meu aniversário, 3 meses pro dia das crianças, 5 meses pro Natal, etc... Sem que se perceba a gente já está medindo o tempo em anos, 4º ano primário, 5ªsérie Depois o período se torna maior ainda, colégio, faculdade, a duração de um emprego, de um namoro... No fim a gente vai acabar medindo tudo isso num período só, o de uma vida, e acho que se chegar um momento e a gente puder viver mais a vida, e contar menos o tempo, a gente acaba levando vantagem... É isso, não gosto muito de aniversário por que acho que o que importa é o que a gente faz com o tempo que tem, não importa se temos 27, 72 ou 107, na soma de tudo, o que se...

Uma câmera na mão, uma idéia na cabeça e haja tempo de sobra...

Imagem
20 de janeiro Faz tempo que não ponho nada, então vou colocar uma que eu fíz há um tempo atrás, num dia sem nada pra fazer e com uma vontade de "brincar de Photoshop"... é, eu sei que Photoshop não é brinquedo, mas de vez em quando a gente se diverte... Na sala do apartamento, três imagens (na verdade foram mais, mas escolhí três pra brincar... Eu chamo essa foto de reunião comigo mesmo... acho que às vezes me sinto assim, tentando me convencer de alguma coisa, e eu mesmo tendo argumentos, ou resistindo aos argumentos que eu mesmo apresento... acho que todo mundo tem seus dias de reunião interpessoal consigo mesmo... Um psicólogo vería isso e diría que eu tenho algum distúrbio... hahahahhaha.... mas não acho... Sou um, sou vários... e acredito que todo mundo seja.

Mais uma das antigas

Imagem
18 de dezembro É... elas vão me odiar, mas essa eu vou ter que pôr aquí... 1980. Numa era em que as coisas eram mais simples, os dias passavam mais rápido, e preocupação era só uma palavra difícil que a gente ouvía dos adultos, mas que não tinha a menor noção do que significava... Ninguém trabalhava, eu nem estudava... nem falar eu sabia... A Bete, a Nana, eu e a Elaine, como irmãos. Como sempre fomos. Amo vocês...

Trabalho, trabalho, trabalho...

Imagem
12 de dezembro Eba eba eba... Tô trabalhando... já faz alguns dias, mas só hoje tive tempo pra escrever... Sou o mais novo fotógrafo temporário de uma editora na Lapa... Entre fotografias pras matérias do jornal e anúncios pra revista, eu tô fazendo o melhor possível, e acho que as pessoas estão gostando... dizem que devo voltar no ano que vem... após as férias coletivas de Natal e Ano Novo... mas não quero contar com o ovo no * da galinha (ah... que palavrão...) hahahahhaha... Mas é isso aí... tô começando uma carreira, trabalhando muito, mas sei que vai dar certo... por que nunca ralei tanto e me sentí tão recompensado como agora... nem quando ganhava os cursos nos Estados Unidos pela Mapra... Só pra ilustrar, tô mandando uma imagem que eu fíz e que foi minha primeira capa de jornal... e com orgulho, por que acho que é uma das imagens mais bonitas que eu fíz nos últimos tempos... Beijos pra todo mundo... e Pulitzer, me aguarde...

Família, Família...

Imagem
26 de novembro Não tem muito o que escrever, não, por que eu já escreví hoje... Mas eu ví essa foto no porta-retratos do meu quarto e quís compartilhar... A Nana, a Ê, a Bete, meu pai, minha mãe e eu... há dez anos atrás, direto do túnel do tempo... Essa fotografia foi o Zé que fez, no dia dos pais, em 95, ou 96, não me lembro bem...

A pasta... ou ahhhhh pasta...

Imagem
25 de novembro É isso aí... minha pasta tá pronta. Com todas as imagens produzidas, e escolhidas durante esse primeiro ano de curso. Vocês não tem noção do tamanho do meu orgulho carregando esse trambolho pesado de um lado pra outro. Dá vontade de parar as pessoas na rua pra mostrar, pra dizer "Olha moço, eu que fiz!!!" Pois é, mas quem acompanhou o meu ano sabe que isso não é só "uma pasta". É a síntese de tudo que eu fiz e ao que me dediquei esse ano, um ano de pouco emprego mas muito trabalho. Um ano de descoberta, de desafio e de escolhas que vão se refletir no resto da minha vida... E evolução. Quem diría que eu pediria pra fotografar um tocador de acordeão no meio da Av. Paulista num final de tarde qualquer. Eu não. Sou tímido. hahahahahahaha... Mas eu fiz, e sei que posso vencer qualquer desafio na carreira que eu escolhí. E só me dou por contente quando conseguir uma moldura amarela nas minhas imagens*. Eu tenho que agradecer, a Deus...

O velho e o mar, de novo...

Imagem
21 de novembro Eu não sou do tipo que relê os livros... acho que a sensação de se desfrutar uma história nunca se repete depois da primeira vez... Mas peguei nas mãos o Velho e o Mar e comecei a folhear... e depois de ler a primeira página já era... Só largo quando acabar... e quando acabou eu sentí o mesmo que sentí da outra vez... só não chorei por que estava no ônibus, e chorar em público pega mal... Mas enfim, lí de novo. O livro é sem dúvida o melhor que eu já lí... A história mais bonita, a aventura mais valorosa, e o exemplo de vida mais útil que já conhecí... O livro conta a história de um homem, o Velho, pescador, que sái pra pescar mesmo depois de 84 dias sem conseguir pescar nada. Sozinho, pois seu ajudante é obrigado a deixá-lo pra trabalhar num "barco de sorte", ele se vê enfrentando durante dias e noites o maior peixe que já viu em toda a sua vida, e a história toda se passa na luta entre o velho pescador e um peixe descomunal. Faz a gente ...

Matando um leão por dia...

Imagem
18 de novembro É gente.. tá difícil... Abandonei meu posto de desempregado feliz e agora sou o mais novo domador de leões do mundo da fotografia... Caçando um trabalho aquí, outro alí... Tá difícil, mas tá bom. No mínimo emocionante. Ainda não tô matando um leão por dia, por que o que aparece é um gato vira-latas uma vez por semana, mas tô me preparando pra quando o grandão aparecer... Simba que me aguarde... Tô topando tudo, festa, inauguração, book de modelo, criança e animal de estimação... até rebelião de presídio vista por dentro eu topo se aparecer... Mas é isso aí... com ajuda das pessoas que eu amo eu tô tentando fazer o que gosto, e sei que uma hora eu chego lá... Obrigado a todo mundo que me apoia, principalmente meus pais, que dificilmente vão ler isso aquí, por que eles não são lá muito internautas... hahahaha... Amo vocês, todos... obrigado.... Sorte...